sábado, 22 de janeiro de 2011

Avivamento

Avivamento é a presença de Deus operando de forma tão poderosa que é comum pessoas dançarem, chorarem, cantarem, falarem línguas estranhas, tudo tão rápido, mas com efeitos que podem durar uma vida.
           
John White escreveu no seu livro “Quando o Espírito vem com poder”:...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Espírito Santo, com as seguintes Características:

1 – Homens, mulheres e crianças, convertidos e não-convertidos, tomados por uma visão, tanto da santidade de Deus como da sua misericórdia, são despertados em grande número para o arrependimento, para a fé e para a adoração.
2 – O poder de Deus é manifestado em vidas humanas de forma que as leis da Psicologia e da Sociologia não conseguem explicar adequadamente.
3 – A comunidade como um todo se torna consciente do que está acontecendo, muitos entendendo o movimento como uma ameaça a instituições existentes.
4 – Alguns homens e mulheres exibem comportamentos físicos e emocionais fora do comum, que criam controvérsia e que podem tornar-se ofensivos para os que se opõem ao avivamento e uma armadilha para os que o apóiam.
5 – Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influências de Deus com as que não vêm de Deus, e de exibições do Poder de Deus e da fraqueza humana.
6 – Onde quer que o avivamento atinja proporções suficientes para causar um impacto nacional, reformas sociopolíticas são perpetradas no século seguinte. Dessa forma o Reino de Cristo começa a ser exercitado sobre males de opressão e injustiça. (John White, 1998)

A oração como condição para o avivamento
           
Algumas condições precisam estar presentes para um avivamento real, mas existe uma condição que não devemos esquecer quando falamos de avivamento, a oração. É importante orarmos por um avivamento.
           
A seguir alguns textos bíblicos que mostram que a oração por avivamento está de acordo com a Bíblia. “Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?” (salmo 86:1). Outro exemplo é encontrado em Habacuque 3:2 “Ouvi, Senhor, a tua palavra, e temi. Aviva ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, e no meio dos anos faze-a conhecida; na ira lembra-te da misericórdia”.
           
Mesmo que o avivamento venha exclusivamente da parte de Deus e mesmo que só o Senhor possa despertar seu povo, temos de orar com fervor para que o avivamento aconteça. (Marcel Malgo, 1997).

Resultado de um verdadeiro avivamento em nossa vida
           
Sempre que falamos de avivamento, vem à  nossa mente a idéia de manifestações poderosas e visíveis de Deus, sempre pensamos em Deus agindo de maneira grandiosa através do Espírito Santo. Realmente, às vezes, Deus se revela de maneira poderosa e visível em nossas vidas. Mas isso nem sempre é assim. Às vezes Deus age de maneira diferente, e um avivamento pode manifestar-se de maneira bem diversa. Quando acontece isso? Quando Deus decide deixar um avivamento acontecer em pequena escala, dentro da vida de uma só pessoa.
           
Avivamento significa em primeiro lugar que os crentes mornos, cansados, despertem para uma nova vida espiritual e entrem outra vez em contato com “rios de água viva”. Esse quase sempre é o início de um avivamento. Mas nós pensamos sempre em acontecimentos espetaculares quando falamos em rios de água viva e em avivamento. Porém, o acontecimento maior e mais espetacular é quando filhos de Deus que estavam mornos e cansados espiritualmente se tornam outra vez ardorosos pelo Senhor, quando em suas vidas começam a jorrar outra vez os “rios de água viva”. (Marcel Malgo, 1997).

Carlos Almeida

Referências:
Monografia: O AVIVAMENTO, O PENTECOSTALISMO E A IGREJA PRESBITERIANA RENOVADA DO BRASIL, Almeida, Carlos A T – Barbosa Ferraz, PR, 2010
MALGO MARCEL Deus Quer Dar Avivamento,1997, Disponível em: www.chamada.com.br.
JOHN WHITE, Quando o Espírito vem com poder, ABU Editora, 1998, Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário