segunda-feira, 14 de março de 2011

Conversando com os jovens IV

Ler a Bíblia
Eis agora uma novidade! Uma das maiores coisas que um jovem cristão pode fazer é a prática de ler a Bíblia SISTEMATICAMENTE de Gênesis a Apocalipse repetidas vezes ao longo da vida.

A maior parte do conhecimento que os cristãos têm das Escrituras é fragmentado, porque eles só leram partes da Bíblia. Para evitar este buraco, você deve ler a Bíblia sistematicamente de capa a capa. Ninguém lê um livro de literatura saltando para cá e para lá, lendo só certos capítulos. Eles começam do começo e seguem capítulo por capítulo, até que chegam ao fim do livro. Muitos poucos cristãos já leram a Bíblia deste jeito! Lembre-se a Bíblia é a Palavra inspirada e infalível de Deus entregue a nós em forma de livro. Para entendê-la no total e em parte, devemos ler toda ela!

Um dos modos mais gratificantes de aprender as Escrituras é escrever as suas reflexões e perguntas enquanto você lê. Cada vez que você passar pelas Sagradas Escrituras você notará isto: Você será capaz de responder muitas das velhas perguntas e que novas perguntas virão à mente. Desta forma, você aprenderá que a Bíblia é o melhor comentário dela mesma.
           
UM ALERTA: A maior parte das pessoas nunca lê a Bíblia inteira porque elas se desgastam tentando entender tudo, ou tentam escrever um comentário em cada livro. Ofereço duas sugestões: PRIMEIRA: não fique atolado. Escreva breves resumos e as perguntas e continue lendo. SEGUNDA: Só escreva aquelas reflexões que Deus colocar no seu coração para lembrar-se.
           
Para um cristão jovem, a Bíblia pode parecer incrível. Isto nunca se modificará. A Bíblia é incrível! Ela contém mais verdades sobre Deus do que qualquer homem irá compreender. Ainda assim é uma magnífica viagem ler por suas páginas e não só aprender, mas ser transformado. É conhecer Deus de um modo pessoal e intímo, e ser transformado na semelhança de seu filho.

Adaptado do texto traduzido do inglês de “Uma palavra aos jovens”, de Paul David Washer. Disponível em: http://voltemosaoevangelho.blogspot.com/

4 comentários:

  1. Em nossa cultura as pessoas não têm costume de ler, e se tratando de bíblia é um pouco complicado. Pois alguns "cristãos" têm 10, 15, 20 anos, etc. E não tem o hábito de ler as sagradas escrituras.
    Deus nos abençoe.

    http://ciencia-religiao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muitíssimas pessoas,mesmo colocadas com destaque nas suas comunidades religiosas, ignoram que nem tudo que está na Bíblia é de fé, ou seja, é palavra de Deus. A verdade é que Deus falou na Bíblia por meio de homens e com palavras humanas. Em nenhum lugar da Bíblia encontramos a palavra de Deus diretamente. Em toda parte ela nos é dada através deste ou daquele homem, sempre segundo a maneira e a linguagem humana. A Bíblia não caiu do céu como um meteorito, pronta e definitiva. Ela foi gestada aos poucos, durante séculos, e muita coisa nela contida não é palavra de Deus, mas palavras humanas, como tradições populares, mitos, influências de povos vizinhos, costumes, expressões da mentalidade animista do povo, ignorância de determinados assuntos, isto é, a Bíblia reflete todo um condicionamento humano que é necessário ser bem compreendido, se quisermos entender plenamente a mensagem de Deus, discernindo o que é de Deus e o que é domem. Isto é tarefa de uma sadia e correta exegese. Aliás, aprendi com o notável teólogo suíço, Hans Kung, esta verdade eloquente: Bíblia sim; mas biblicismo ou bibliolatria,
    não!

    ResponderExcluir
  3. Graça e Paz querido irmão Carlos!
    Aí está uma grande verdade gerada no coração do Pai, como um mapa, um guia para nossa completa realização espiritual! Pena que muitos descobrem muito tarde ou nunca chegam a conhê-la. Joelhos no chão para iniciarmos um grande avivamento no coração de nossos irmãos!
    Deus te abençoe!
    www.comyeshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe. É verdade, as Escrituras refletem a pessoa de Jesus naqueles que recebem sua revelação em Cristo, pela fé.

    A Paz De Cristo Jesus.

    Alan.

    ResponderExcluir