segunda-feira, 4 de abril de 2011

Efésios 2:10 - uma devocional

“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.”.

A coisa linda sobre esse verso é o quão perto nos sentimos de Deus ao pensar que Ele nos moldou com as próprias mãos. Muitas vezes nos perguntamos por que Deus nos ama tanto. Bem, em grande parte pela mesma razão pela qual eu ainda tenho alguns projetos de arte que eu fiz na 6 ª série. Não é a qualidade da peça, é a sua relação comigo. Da mesma forma, é nosso relacionamento com Deus que faz que Deus nos ame assim.

Mas também é importante lembrar o contexto geral. Paulo está comparando a fé a obras, onde a fé é o meio de salvação, em vez de obras como  esperariam os seres humanos:  Então, por que Paulo usa o seu tempo para celebrar as boas obras neste versículo? Afinal, é precisamente isso que ele está fazendo.

A razão é simples. Ele está descrevendo como funciona a meta, em vez dos meios. A fé é o meio de salvação, as obras são a meta. Somos salvos e renascidos para que possamos fazer as boas obras de Deus. Isso lembra Gênesis 1:27-28: "Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos,  enchei a terra, e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo animal que rasteja pela Terra.” Quando fomos criados, em parte nos foi delegada autoridade aqui na Terra para dominá-la e cuidar dela. Estamos como mordomos de Deus. Seus representantes aqui na Terra para mantê-la bonita.

Portanto, não é surpreendente que, mesmo agora, quando Ele nos restaura para a justiça e pureza, Ele também nos restaura para a sua finalidade. Somos chamados a viver os Seus decretos, e colocar as coisas em ordem aqui. Então nós fomos criados para boas obras, e recriados para as boas obras. Mas não fomos recriados por boas obras, e esse é o seu ponto.

Traduzido do texto original em inglês por: Carlos Almeida

2 comentários:

  1. A paz do Senhor amado irmão quando Deus nos criou ele cuidou em todos os detalhes,é por isso que somos imagem e semelhança de Jesus Cristo.Deus te abençoe..Medite em Habacuque 1:5...

    ResponderExcluir
  2. PARABNS AMIGO, SUA VISÃO É 10, PENA QUE A MAIORIA NAO VÊ ASSIM,

    ResponderExcluir