terça-feira, 7 de junho de 2011

Deus tem um propósito em nossa vida

Quem já não ouviu a frase: “Deus tem um propósito para sua vida”. Se ela se tornou ou não uma realidade em nossas vidas já é outra história. Mas se quisermos que se torne uma realidade, precisamos acreditar e viver isso. Em Romanos 8:28-30 Paulo diz:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou”.

Falar em predestinação é como andar num campo minado, é preciso saber onde se pisa. Há muita controvérsia sobre o assunto, mas é necessário entender o que Paulo quis dizer neste texto. Crer na predestinação é bíblico, além de citar duas vezes no texto, Paulo também fala em predestinação em Efésios 1:5:

Nos predestinou para Ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade”.

A declaração de Paulo no texto de Efésios tem o mesmo aspecto do texto de Romanos, “somos predestinados para realizarmos a vontade de Deus”. Essa predestinação fundamentada na Palavra de Deus tem como base os atributos incomunicáveis e intransferíveis de Deus, como a onisciência.
Assim pela presciência (conhecer antes), Deus sabe quem aceitará ou não a sua chamada, assim entendemos que os que não aceitaram a Jesus Cristo, não deram ouvidos ao chamado de Deus, desta forma, sabendo que nós aceitaríamos Jesus Cristo como nosso Salvador, Deus estabeleceu um propósito para nossas vidas.

Esse propósito, de antemão estabelecido é o caminho ideal para seguirmos, mas isso não quer dizer que somos obrigados a segui-lo. Temos a nossa própria capacidade de escolha, o que alguns chamam de “livre arbítrio” e outros de  “vontade livre”, que Deus respeita. Mesmo sabendo que existe um caminho perfeito, por nossa vontade livre, escolhemos segui-lo ou não, não somos autômatos que apenas realizam tarefas para as quais foram programados.

Quando o texto diz: “que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”, fica evidenciada uma escolha, aqueles que ouviram o chamado e aceitaram a Jesus Cristo como seu salvador, entraram para o propósito de Deus. Paulo está dizendo que existe “uma predestinação em Jesus”, um caminho perfeito. Deus tem em Jesus um homem perfeito, e quer que todos sejam iguais a Ele. Como pela sua presciência Deus conheceu antes quem aceitaria o seu chamado, os predestinou a serem iguais a Cristo Jesus, este é o propósito de Deus para as nossas vidas.

Por: Carlos Almeida

7 comentários:

  1. Passando para profetizar,
    A cada dia mais bênçãos sobre este lugar!
    \o/

    http://universalpentecostal.blogspot.com/
    twitter: @_SouDeCristo

    ResponderExcluir
  2. Muitos interpretam de uma maneira errada, onde alguns estão predestinados a salvação outros não.
    Mas conforme o texto exposto, Deus estabeleceu um propósito na vida de todo aquele que crer.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Não basta saber,temos que viver!!! E isso em todos os aspectos de nossa vida,veja como Deus faz as coisas e adapte-se a elas,pois tudo que ele faz tem um propósito,tudo terminará bem pois ele esta no controle daqueles que se submetem ao seu cuidado e amor!!!Parabéns pela postagem!!!

    ResponderExcluir
  4. Mônica Bastos
    (monicabastos2005.blogspot.com)
    comentou 11 horas atrás
    Não só ouvi como creio nisso.E o maior propósto de Deus ára nós é fazer com que possamos nascer de novo, transformando a nossa vida, para que possamos alcançar o maior don de todos o da Salvação.

    ResponderExcluir
  5. Como é verdade que todas as coisas cooperam para o nosso bem!
    Em Deus podemos confiar e esperar sempre... mesmo quando o que nos acontece é bem diferente daquilo que projetamos!
    Porque os Seus caminhos são diferentes dos nossos caminhos, dos nossos pensamentos...
    Grande abraço,
    Regina Helena
    http://destilardosfavos.blogspot.com.br/2012/09/caminhos-estranhos-porem-caminhos.html

    ResponderExcluir
  6. Autor: jeziel - jezielalexandre12@hotmail.
    meus irmaos;a paz em primeiro lugar,eu acho que e facil entender a palavra de deus,e penas deixar a palavra de deus trabalha em vossos coraçoes da maneira que o espirito santo quer que e a vontade de deus,nao sou estudado em nada de teologia porque pra isso presiza pagar e palavra de deus diz de graças recebestes de graças dara ,a palavra de deus nao se consiste em palavras dificieis que so complicao a mente dos outros,tem uma outra maneira simples de fazer as pessoas entenderem ,e o que parece e que um esta entrigando o outro nao sou capacitado por estudos mais sim pelo espirito santo,e quem me revela e me ensina,apezar de eu nao ser nada mais e apenas po´ mais sou grato a deus ..fiquem com deus amados ,a paz :ass:jeziel nomero:015 13 97192290 nao sou nada e nao tenho nada mais tenho tudo porque sou filho do dono que e deus......

    ResponderExcluir