sábado, 23 de fevereiro de 2013

Quais os tipos de oração que existem?

Recebi através do link “Ouvindo Você”, a pergunta: Quais os tipos de oração que existem? Por não se tratar de um assunto particular que diga respeito apenas ao formulador da mesma, optei por, além de respondê-la via e-mail diretamente ao leitor, publicá-la aqui no BVE para atingir os demais leitores que possam ter a mesma curiosidade ou dúvida.

Vamos à Resposta:

Simplificadamente a oração pode ser definida como uma “conversa com Deus”. Porém, devemos lembrar que esta nossa conversa não é com uma pessoal comum, estamos conversando com o criador do universo, que criou, preserva e governa todas as suas criaturas. Portanto, é de vital importância que saibamos como, quando e onde conversamos, de maneira que, façamos uma oração a Deus de acordo com a sua vontade.

Outra coisa que devemos lembrar sempre, é que, Deus é Santo e nós pecadores, e por isso existe uma enorme distância entre o homem e Deus. Esta distância é insuperável pelo homem, devido justamente à sua natureza pecaminosa, Deus, porém, proporcionou ao homem um meio de superar esta distância, Jesus Cristo, por intermédio do qual podemos chegar até Deus.

E é o próprio Jesus que nos ensina a fazer as nossas orações ao Pai em seu nome:

“E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo se cumpra.” (Jo 16:23-24).

Por isso, as nossas orações devem ser feitas ao Pai, em nome de Jesus Cristo.

Já que a oração é uma conversa com Deus, ela pode ser realizada em qualquer local (O profeta Jonas orou dentro da barriga da baleia), a qualquer hora e em qualquer posição (Em pé, sentado, ajoelhado), e pode versar sobre diversos assuntos, ou pode como pergunta o leitor, ter vários “tipos”. Relaciono abaixo os tipos de oração. Observo, porém que, dificilmente uma pessoa fará uma oração ou terá uma conversa com Deus sobre apenas um tipo de oração.

1. Oração Invocatória

A oração invocatória é realizada quando solicitamos a presença de Deus, para nos dar direção, auxílio, socorro e proteção:

Exemplo: “Estando em angústia, invoquei ao SENHOR, e a meu Deus clamei; do seu templo ouviu ele a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos” (2Sm 22:7).

2. Oração de Adoração

A oração de adoração a Deus é realizada, quando em oração exaltamos a Deus, pelo que ele é.

Exemplo: “O SENHOR reina; está vestido de majestade. O SENHOR se revestiu e cingiu de poder; o mundo também está firmado, e não poderá vacilar. O teu trono está firme desde então; tu és desde a eternidade. Os rios levantam, ó SENHOR, os rios levantam o seu ruído, os rios levantam as suas ondas. Mas o SENHOR nas alturas é mais poderoso do que o ruído das grandes águas e do que as grandes ondas do mar. Mui fiéis são os teus testemunhos; a santidade convém à tua casa, SENHOR, para sempre” (Sl 93:1-5).

3. Oração de Louvor

A oração de Louvor a DEUS é realizada, quando em oração, exaltamos a Deus, pelo que ele faz ou fez.

Exemplo: “E direis naquele dia: Dai graças ao SENHOR, invocai o seu nome, fazei notório os seus feitos entre os povos, contai quão excelso é o seu nome. Cantai ao SENHOR, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti” (Is 12:4-6).

4. Oração de Ação de Graças

A oração de ação de graças é realizada, quando em oração agradecemos a Deus por bênçãos recebidas.

Exemplo: “Primeiramente dou graças ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vós todos, porque em todo o mundo é anunciada a vossa fé” (Rm 1:8).

5. Oração de Confissão de Pecados

A oração de confissão de pecados é realizada quando, em oração, apresentamos e confessamos pecados a Deus.

Exemplo: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos” (Is 6:5).

6. Oração de Arrependimento

A oração de arrependimento é realizada quando, em oração, nos apresentamos a Deus arrependidos pelos pecados cometidos e, já confessados, e para os quais, também, pedimos o seu perdão.

Exemplo: “E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido até aos céus. Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje estamos em grande culpa, e por causa das nossas iniquidades somos entregues, nós e nossos reis e os nossos sacerdotes, na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro, e ao roubo, e à confusão do rosto, como hoje se vê” (Ed 9:6-7).

7. Oração Peticionária

A oração peticionária é realizada, quando em oração, fazemos algum pedido a Deus.

Exemplo: a) Pedido de perdão: “Por amor do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, pois é grande. Olha para a minha aflição e para a minha dor, e perdoa todos os meus pecados” (Sl 25:11,18).

b) Pedido de Benção: “Sê, pois, agora servido de abençoar a casa de teu servo, para permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó Senhor DEUS, o disseste; e com a tua bênção será para sempre bendita a casa de teu servo” (2Sm 7:29).

8. Oração Intercessória

A oração intercessória é realizada, quando em oração a Deus, pedimos, rogamos em favor de outra pessoa.

Exemplo: a) Incentivo à oração intercessória: “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos” (Tg 5:16).

b) intercedendo: “E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes” (Lc 23:34).

9. Oração de Submissão à vontade de Deus

A oração de submissão é realizada, quando em oração, reconhecemos a soberania de Deus e nos submetemos à Sua vontade.

Exemplo: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;”
(Mt 6:10)*.

*Foi o próprio Jesus que ensinou através da oração do Pai Nosso que, quem ora deve se submeter à vontade de Deus.

10. Oração de entrega aos cuidados de Deus

A oração de entrega aos cuidados de Deus é realizada, quando em oração, nos entregamos aos cuidados de Deus.

Exemplo: “Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” (Sl 40:17).

Termino a minha resposta dizendo que procurei aqui demonstrar da melhor maneira possível o que a Bíblia Sagrada ensina sobre a oração. Porém tenho consciência que a Palavra de Deus tem, mediante mais dedicado estudo, muito a revelar ao cristão sobre a oração.

“Conhecei o valor da oração: É preciosa e está acima de todo preço. Nunca, nunca a negligencieis”. – Sir Thomas Buxton (1)

Carlos Almeida

Citações:

(1) Sir Thomas Buxton, citado por E. M. Bounds em: Poder Através da Oração – Tradução Editora Batista Regular – Editado por Israel Carlos Biork.

Referências:

- Bíblia On Line – Disponível na Internet

3 comentários:

  1. A paz!
    Excelente blog!
    Já estou seguindo!
    Visite o meu também http://prjessepalma.blogspot.com
    E se gostar é só seguir e comentar bastante!
    Deus te abençoe!
    Novamente, parabéns pelo blog! Excelente!

    ResponderExcluir
  2. Nós do Blog-Site BÍBLIA TUDO+, visualizando alguns blogs, encontramos o seu, e lendo seus artigos chegamos a uma satisfação, ótimos conteúdos, gostaríamos de parabeniza-lo é um blog fantástico, e pedir que continue com este foco.. Se desejar fazer parte de nossos amigos virtuais esteja à vontade, decerto que iremos retribuir seguindo também o seu blog. ai esta nosso endereço: biblia-tudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Madalena Schutze(madaschutze.blogspot.com)
    comentou 10 horas atrás

    Bom, eu optei por essa:“Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim.
    Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus” (Sl 40:17).
    Sempre entrego a Deus, a minha vida. Ele é a minha luz e o meu caminho.
    Não sou uma crente fervorosa, mas faço as minhas campanhas de oração.
    Abraços

    ResponderExcluir