quinta-feira, 11 de julho de 2013

Arrependei-vos

“E, NAQUELES dias, apareceu João o Batista pregando no deserto da Judéia, e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mt 3:1-2).

A mensagem central da pregação de João Batista era: “Arrependam-se dos seus pecados”. Uma pessoa quando se arrepende, sai do estado de rebeldia em que se encontrava e começa a viver de acordo com a vontade de Deus, vontade expressa através da Escritura Sagrada.

Só um arrependimento sincero pode afastar as pessoas do egocentrismo, que leva a pecados como a mentira, a trapaça, o roubo, a fofoca, a vingança, o abuso e a tolerância em relação à imoralidade sexual.

O primeiro passo para a conversão de uma pessoa é admitir os seus pecados, como João Batista exortava. Ao admitir e arrepender-se dos seus pecados, a pessoa é aceita e ajudada por Deus a viver do modo que Ele quer. 

Só Deus pode livrar do pecado. Não precisamos estar limpos para nos achegarmos a Ele, nem Ele espera isso, basta nos arrependermos e confessarmos os nossos pecados.

O arrependimento é absolutamente necessário para a salvação. Arrepender-se é sentir uma tristeza profunda por nossos pecados, o pecado torna-se mais amargo para nós.

Nós temos que confessar os nossos pecados a Deus para que Ele nos salve. Se não confessarmos a nossa culpa diante dELE, estaremos mostrando que não nos arrependemos e não estamos sentindo uma profunda tristeza pelo pecado.

Um homem convertido, ainda peca, mas já não o faz deliberadamente. O homem convertido ainda que conviva com os seus pecados, sente-os como um fardo pesado de carregar. Ao cometer um pecado, o homem experimenta a angústia, o aborrecimento, pois sabe que o seu pecado ofendeu a Deus. Como está escrito: “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (2Co 7:10).

O Reino dos céus foi inaugurado na terra quando o  próprio Deus manifestou-se na forma de homem. Jesus Cristo reina hoje no coração dos cristãos, mas o Reino dos céus não estará completamente instalado até que todo o mal e todo pecado sejam julgados e removidos do mundo. 

Antes, Jesus veio ao mundo como um servo, mas retornará como Rei e Juiz, para julgar e governar vitoriosamente sobre tudo e todos.

Então..., arrependei-vos, porque é chegada a hora.

Carlos Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário