terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vida sem sentido e sem direção

“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”(Eclesiastes 12:13-14)*.

Muitas pessoas tentam tapar um “vazio” que tem no cerne da alma fazendo uso de drogas e álcool, outros se entregam a uma vida de imoralidade sexual. Ao contrário do que pensam esta entrega às drogas, bebidas e sexo não resolve o problema do vazio em suas almas, pelo contrário, fará apenas aumentar e aumentar cada vez mais este vazio.

O verdadeiro sentido da vida é colocar Deus no centro dela. A única solução para preencher este vazio, é temer a Deus e obedecer aos seus mandamentos. Só Deus pode dar a paz verdadeira e duradoura, e isso só acontece quando passamos a conhecê-lo verdadeiramente. Não importam quais sejam os mistérios e as supostas contradições da vida, nós devemos nos esforçar para conhecermos a Deus.

Muitos consideram a vida injusta, isso porque não sabem que Deus julgará cada pessoa de acordo como ela agiu e respondeu ao chamado dEle. No Livro de Eclesiastes, o Rei Salomão, nos mostra que podemos desfrutar a vida, mas isso não quer dizer que estamos livres de obedecer a Deus.

O sentido e uma direção na vida não podem ser encontrados apenas por meio de esforços humanos. Temos que encarar e reconhecer que o mal existe, reconhecer as tolices e as injustiças do mundo, mas sempre mantendo uma atitude positiva e uma inabalável fé em Deus.

Quando chegar o dia do julgamento do Senhor, todos serão julgados e não poderemos usar as contradições da vida como desculpa pelo nosso fracasso de agir corretamente.

A leitura do Livro de Eclesiastes pode nos ajudar a entender que o esforço humano sem a presença de Deus é inútil, então devemos a partir de agora, colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida. Temos que começar a perceber e a reconhecer que todas as coisas boas da vida são dádivas de Deus, por fim, devemos ter a consciência de que um dia, Deus julgará a todos, os que viveram um modo de vida bom ou mau.


Carlos Almeida

* Bíblia on-line:

Um comentário:

  1. Dei uma olhadinha por aqui. Achei interessante. Os artifícios mundanos realmente (normalmente) não preenchem o vazio do humano.

    ResponderExcluir